Apresentação

 

OBJETIVO DIDÁTICO

O programa ARENA foi desenvolvido para ser uma ferramenta auxiliar nos primeiros passos dos alunos na disciplina "Introdução à Computação". Nele os alunos poderão escrever instruções simples para tanques robôs de combate. Com isso, terão o primeiro contato com algoritmos de programação de máquinas.

Os conceitos da disciplina que estão presentes no jogo são:

OBJETIVO DO JOGO

Elaborar um conjunto de instruções para um robô de competição, cujo objetivo é eliminar os outros competidores e terminar o jogo "vivo", com a maior soma “energia + pontos” possível. Em caso de empate no somatório total, vence o robô com maior número de pontos conquistados por acerto de tiro. Clique aqui para conhecer a interface e instruções do Arena.

 

SUGESTÕES DE USO

Por se tratar de um ambiente de fácil compreenção, o docente pode utilizá-lo numa "competição entre os alunos" antes mesmo de ministrar sobre os pontos avançados da disciplina. A estratégia é ministrar as futuras aulas fazendo associações aos aspectos vistos no software Arena.

Nas escolas de ensino médio e fundamental, pode ser usado como ferramenta estimuladora ao raciocínio e como incentivadora aos cursos (graduações) em tecnologia.